Espaços integrados: A solução que amplia, harmoniza e une pessoas

A tendência na arquitetura chegou com os lofts, depois vieram as cozinhas americanas e aos poucos a integração dos ambientes sociais expandiu-se em apartamentos e casas, permitindo maior interação entre as pessoas.

De olho nessa tendência, as construtoras também investem em ambientes mais abertos. Um exemplo dessa possibilidade está na integração de cozinhas, salas de jantar, estar, varanda e espaço gourmet.

A proposta é um amplo espaço social dividido apenas por ambientações, mas sem limitações estruturais. Tanto que até mesmo as pilastras de sustentação podem servir para integrar, bastando para isso utilizar alguns recursos, como os revestimentos cerâmicos e/ou um mobiliário que proporcione fluidez.

Entre as pilastras pode haver uma estante, um sofá, um aparador, entre outras possibilidades. Tudo sem perder a beleza e sofisticação.

Aliás, a ideia de unir espaços também acontece com os ambientes externos com áreas de lazer, utilizando apenas cortinas de vidros para proteção quando necessária.

Com os tecidos tecnológicos, uma mesma poltrona pode ser utilizada no ambiente interno ou mesmo externo e com total elegância e sofisticação. Veja esse exemplo: https://www.instagram.com/p/CW0uL06NA82/?utm_source=ig_web_copy_link

Mobiliário como protagonista

Por outro lado, não é somente abrir espaços. Na decoração, os móveis, especialmente com múltiplas funções, assumem o papel de protagonistas. E isso independe do tamanho do imóvel.

A escolha do mobiliário deve respeitar o estilo dos moradores e o layout da residência. Do clássico ao contemporâneo, o que importa é sentir-se representado e com total liberdade e aconchego e, ainda, apostar na mescla de estilos que interagem e agradam a todos em casa.

O que não pode faltar

Há algumas peças essenciais na integração dos ambientes. Sofás, aparadores, mesas de canto, centro, outros móveis e complementos estão nessa lista. E na hora de escolher, a funcionalidade conta muitos pontos.

– Mesas

De jantar, de apoio, de centro, lateral. Elas são versáteis e encontradas em diversos tamanhos e materiais. A mesa de jantar pode compor com a cozinha em plano aberto.

Para isso, basta estar junto da ilha ou península. As mesas laterais, de centro e de apoio são uma ótima opção para estar entre sofás, chaises e poltronas e ainda serem remanejadas de acordo com a ocasião.

Veja esse exemplo que está em nosso no Instagram: https://www.instagram.com/p/CWwMogpPRuN/?utm_source=ig_web_copy_link

– Sofás e poltronas

De todos os tamanhos, tecidos, formatos, eles compõem desde os ambientes sociais até a área íntima. O sofá da sala de estar, inclusive, se abre para a varanda gourmet tão apreciada por todos nós, assim como as poltronas giratórias. Sem contar o espaldar baixo no sentar, perfeito para integrar ambientes e pessoas, mas que não podem perder o conforto, então ficar atento a esse detalhe muito importante para usufruir desses momentos com conforto. https://www.instagram.com/reel/CWtoXy_rCP-/?utm_source=ig_web_copy_link

– Aparadores e bufês

No hall de entrada, na sala de jantar, no espaço gourmet, os aparadores e bufês são peças polivalentes e trazem funcionalidade aos ambientes integrados. Podem desde servir de apoio para a mesa de jantar até mesmo como uma divisão entre as salas.

– Tapetes

Além do aconchego, eles são excelentes para delimitar ambientes mantendo a sensação da integração. Confeccionados em diversos materiais, como as fibras naturais e sintéticas, podem ir da sala de jantar a varanda.

– Espelhos

Se o que você deseja é dar a sensação de amplitude e refletir pontos focais do ambiente, os espelhos nos mais diferentes formatos e tamanhos cumprem essa função.

– Cores, revestimentos e iluminação

Uma grande vantagem dos ambientes integrados é o aumento da incidência de luz natural. O resultado são ambientes iluminados e claros. Por isso, aproveite para investir em cores, revestimentos e iluminação.

As cores podem delimitar os ambientes ou mesmo unificar, quando se faz uso de apenas uma cor em todo o local. Os revestimentos, como os papéis de parede, cumprem o mesmo papel.

Já a iluminação com lustres, pendentes, arandelas, abajures, spots não podem faltar. São elementos que destacam os detalhes que consideramos mais belos no espaço e trazem aconchego.

Realmente, são inúmeras as possibilidades de integração. Amplie seus horizontes e deixe que sua casa ou escritório reflita o seu estilo e personalidade.

Para se inspirar, confira as propostas que estão em nossas redes sociais: https://www.instagram.com/cantoencantodecor/

 

Foto: Giovanna Gonçalves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.